quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Diário de Santee. O temor do desconhecido


O livro Diário de Santee - Lapso do Tempo envolve o leitor em diversos assuntos polêmicos. Os Gêneses, por exemplo: pessoas evoluídas que nascem com um cariótipo diferente do ser humano comum. Cariótipo, como assim? Eu explico:

"Cariótipo é um conjunto de cromossomos, cujo número e morfologia são característicos de uma espécie ou de seus gametas."

Na incrível aventura do Edward Santee, essa diferença, a primeira vista, é interpretada como uma anomalia pelo nosso personagem principal. Porém se trata de um passo natural da evolução, que de uma maneira singular, avançou radicalmente, atingindo aleatoriamente indivíduos no ato de sua fecundação. Se você deparasse com um sujeito na rua com quase dois metros de altura, sem pelos no rosto, nariz afilado, cabeça longa e pontiaguda e apenas três dedos em cada mão, creio que a primeira sensação seria de pânico.

E mesmo que este sujeito conseguisse lhe convencer que ele não oferece perigo e que aquelas diferenças tão impactantes eram na verdade uma dádiva e que mais cedo ou mais tarde, toda a humanidade seria igual a ele. E que enquanto conversavam, centenas iguais a ele já estavam vivendo na Terra, qual seria sua primeira intenção: correr, fugir, avisar as autoridades?
Esse é o principio da regra na qual tudo que é desconhecido ou incompreendido pela mente humana passa a ser hostilizado causando temor ao homem. A personagem Elisa que possui o cariótipo Gênese, tem habilidades como telepatia e telecinesia, o que complica ainda mais a relação com o ser humano comum. A história também revela que cedo ou tarde, em questão de dias, a fase evolutiva transformará seres humanos comuns, já em fase adulta. E que em certo tempo no futuro toda a espécie humana será alvo da mutação.

Se tudo que você leu até agora fosse real, você estaria preparado para evoluir? Se existissem métodos ou medicamentos que revertessem o estagio evolutivo, você usaria destes métodos para continuar o ser humano que é hoje? Se a pessoa que você ama demonstrasse estar se transformando, ainda assim você ficaria ao seu lado? Você está preparado para aceitar o que não compreende?

Segue um trecho da conversa entre Edward Santee e a Gênese Elisa:

— Elisa, — disse mencionando seu nome pela primeira vez — eu espero que entenda minha posição. Não tenho intenções em me tornar um soldado. Admiro o que está acontecendo aqui. Mas não vou lutar por uma causa que não me pertence. Ainda os vejo como criaturas.
— Não somos criaturas! Somos seres humanos, iguais a você, porém evoluídos. Nós somos o futuro da Terra. Qual destas duas afirmativas você não compreendeu? — Elisa se mostrava consideravelmente irritada.
 — Não é tão simples de aceitar. — Respondi no mesmo tom — Olhe sua anatomia, ela me assusta. 
— Nosso temor é exatamente esse. Como podemos coexistir com os humanos se eles não nos aceitam? A antropogênese é irreversível. Faz parte da seleção natural. A humanidade terá que conviver com isso. 

Diário de Santee - Lapso do Tempo - Página 54.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem!